Como ser contratado sem ter experiência?

Esteja você procurando uma posição de nível básico logo após a faculdade ou buscando um novo setor, conseguir um novo emprego sem experiência relevante no setor pode ser um desafio. 

Ver a imagem de origem

Normalmente, os recrutadores procuram por candidatos com experiência de trabalho relevante em vez daqueles inexperientes, e isso pode fazer você se perguntar: “Como posso ter experiência se ninguém me contrata?”

Existe uma diferença entre qualificações e experiência. As qualificações são os requisitos de educação formal necessários para desempenhar um trabalho, como um diploma universitário, licença profissional ou certificação. A experiência, por outro lado, é o seu conjunto de habilidades transferíveis, como comunicação eficaz e habilidades de liderança.

Para conseguir um emprego em um novo setor, você precisará das qualificações educacionais exigidas, mas experiência é algo que você pode transferir de seus cargos anteriores. Se você não tem experiência específica no setor, aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a conseguir um emprego.

Procure empregos informalmente 

Caso você não tenha um currículo completo com empregos anteriores, fazendo exatamente o que deseja fazer, não significa que você não tem nenhuma habilidade a oferecer.

Por exemplo, se você é ótimo com mídia social e quer entrar para esse ramo, veja se há uma oportunidade de ajudar com a página de uma empresa no Facebook ou campanhas de tweet.

A ideia aqui é procurar trabalhos de maneira mais informal, falando diretamente com seus possíveis contratantes. Não espere, neste caso, um contrato formal com CLT, mas conseguirá experiência e uma rede de contatos. 

Prove que tem conhecimentos importantes

Você pode não ter experiência exata para o trabalho que deseja, mas pode articular o que fez de tal forma que seja fácil provar que a curva de aprendizado para você será muito menor.

Se você está acabando de sair da faculdade, observe suas atividades no campus. Você se dedicou a muitas pesquisas, publicou alguns artigos? Isso pode contar pontos para você e facilitar sua busca por trabalho. 

Reúna em seu currículo tudo o que você conquistou na academia, desde certificados e comprovantes de estágios até participação em eventos.  A intenção é fazer com que os recrutadores levem em consideração seus potenciais para trabalharem em cima deles. 

Por exemplo, se você se formou como contador e se dedicou a estudos mais aprofundados em auditoria, isso pode ser visto com bons olhos pelo recrutador para um escritório de contabilidade.

Ofereça trabalhos a preços mais baixos

Caso você ofereça serviços, tenha em mente, que sua falta de experiência comprovada vai exigir que cobre mais barato que a concorrência. Isso fará com que você consiga emprego com mais facilidade e conquiste clientes com o passar do tempo. 

Empregos formais podem ser mais difíceis de negociar o salário, e isso deve dificultar sua contratação usando este artifício. Mas você pode se disponibilizar a executar mais atividades, o que fará com que você adquira mais experiência em outras áreas. 

Também é interessante focar em empregos de meio período, que costumam oferecer um salário mais baixo e, normalmente, exige menos experiência que empresas maiores à procura de profissionais mais qualificados. 

Trabalhe de graça

Provavelmente você já ouviu que muita gente começa a trabalhar de graça, e isso é verdade! Se sua carta de apresentação começar com “Estou procurando uma oportunidade de aprender e estou disponível gratuitamente”, é provável que você pelo menos chame a atenção.

E o trabalho gratuito não é para sempre. Peça um período de três meses, para deixar claro que você não planeja ser um aprendiz por muito tempo. Logo que você puder exercer aquela função com mais segurança, converse e negocie os pagamentos. 

Trabalhe como freelancer

Atualmente existem muitos sites e empresas que contratam freelancers para prestação de determinados serviços. Se você tem conhecimentos de redação, programação, revisão, tradução, design, fotografia ou quaisquer outros serviços que possam ser prestados remotamente, vale a pena investir neste caminho. 

Enfatize suas habilidades pessoais

Para indivíduos que estão mudando de carreira, suas habilidades pessoais quase certamente estarão entre suas habilidades mais transferíveis. Habilidades pessoais incluem coisas que não são específicas do setor, mas ainda são essenciais para fazer bem o trabalho. Eles incluem coisas como:

  • Habilidades de comunicação
  • Habilidades organizacionais
  • Habilidades para resolver problemas
  • Atenção aos detalhes
  • Gerenciamento de tempo
  • Habilidades interpessoais
  • Criatividade
  • Adaptabilidade ou flexibilidade
  • Trabalho em equipe
  • Liderança

Para aqueles sem nenhuma experiência de trabalho, pense em outras maneiras pelas quais você pode ter cultivado ou demonstrado algumas dessas habilidades pessoais. Veja qualquer experiência de voluntariado e atividades extracurriculares que você tenha para exemplos dessas habilidades. Use essa experiência em seu currículo para demonstrar habilidades pessoais.

Faça uma pequena pesquisa sobre o histórico do setor desejado para descobrir quais habilidades sociais são mais procuradas nos candidatos para o cargo ao qual você está se candidatando. Tente se concentrar em exemplos e experiências de trabalho que demonstrem essas habilidades específicas.

Pode ser um pouco demorado encontrar boas oportunidades, mas tudo vai depender do seu empenho e dedicação. Um contrato freelancer pode se transformar em contratação formal em pouco tempo, basta prestar um serviço de qualidade e mostrar que é bom no que faz.

Não é fácil conseguir um emprego sem experiência, mas pode acontecer. Seja realista, mas otimista. Faça uma avaliação rigorosa do que você tem a oferecer e um balanço de seu histórico de trabalho. Deixe os outros saberem que você está interessado e aberto a oportunidades.

fonte: https://empregosconcursos.com/como-posso-contratado-sem-experiencia/

Não encontrou a sua vaga de emprego? Tente pesquisar aqui

Pesquisar vaga...
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.