COMO SE VESTIR NA ENTREVISTA DE EMPREGO

 

Quando se busca uma oportunidade de emprego e, após a distribuição de muitos currículos, o telefone finalmente toca para o agendamento de uma entrevista, o coração chega a acelerar.

Além do currículo profissional, que neste momento já chamou a atenção do recrutador, você sabe como se vestir para essa apresentação?

Lembre-se do ditado popular: “A primeira impressão é a que fica”. O visual e a aparência podem dizer muito sobre a pessoa. Atente-se a essas dicas úteis para passar a mensagem correta com o seu look em uma entrevista de emprego.

Recomendações para acertar no look da entrevista de emprego

Existem algumas dicas que podem ajudar a compor um visual assertivo para cada entrevista de emprego, podendo ser aplicadas a todas as situações.

  1. Conheça o perfil da empresa e da vaga

Estude. Conhecer o estilo e a cultura da empresa lhe deixará um passo à frente de outros candidatos.

É importante saber se a empresa permite o uso de calças jeans e camisetas ou se opta pela vestimenta formal com terno, camisa social, gravata e saias ou vestidos para mulheres.

Sabendo disso, apresente-se vestindo roupas condizentes com o ambiente de trabalho e a equipe. Tome cuidado para não exagerar tanto na formalidade quanto na informalidade.

Além de conhecer o estilo da empresa, é importante pesquisar sobre o perfil desejado, especificamente, para a vaga que se candidatou.

Em algumas circunstâncias, apesar de a empresa ser adepta ao estilo criativo (com mais liberdade e despojo), cargos de liderança, por exemplo, podem exigir roupas mais sérias.

Looks para entrevistas em empresas criativas

Empresas criativas, como a CI&T, NuBank, Beleza na Web e Mercado Livre, costumam aplicar um dress code (código de vestimenta) bastante flexível. Caso essa seja a situação da empresa na qual você será entrevistado, sugerimos algumas opções de looks.

Para os homens, calça jeans lisa, nem muito justa nem muito solta. Evite estilos rasgados ou manchados. Tanto o jeans claro quanto o escuro ficam muito bem com camisetas lisas de gola “U” ou “V”.

Outra opção, é usar camiseta de modelo polo. De calçado, tênis ou sapatênis pode ser uma boa escolha.

Para as mulheres, é bom evitar calças muito justas que realcem mais do que o necessário, como é o caso das leggins.

O mesmo vale para blusas excessivamente decotadas, pois apesar de não definirem o caráter da pessoa, podem passar uma impressão errada neste primeiro momento.

Aposte em looks básicos, como blusas lisas ou camisas, caso prefira. Calças jeans ou estilo pantalona (soltinha) também são boas opções. O calçado pode ser o que melhor você se identifica – sandálias rasteiras, sapatilhas, mules ou botas combinam com este visual.

Looks para entrevistas em empresas conservadoras

Empresas com dress code mais rígido, como instituições bancárias de atendimento físico (Banco do Brasil, Sicoob e Bradesco), companhias aéreas (TAM, Gol e Azul, por exemplo) e outras, que preferem os funcionários vestidos de maneira formal, geralmente, fornecendo uniformes sociais.

Caso deseje ingressar em uma firma que é adepta dessa cultura, prefira demonstrar familiaridade com a vestimenta e o estilo da empresa.

Os homens devem vestir o clássico blazer ou mesmo terno e gravata. Camisa social lisa (ou no máximo com listras) e sapatos sociais de cor preta ou marrom costumam combinar bem.

As mulheres podem optar por vestido de comprimento midi (que cobre os joelhos) ou saias. Em dias mais frescos, blazers alongados são ideais.

Caso não se sinta à vontade para exibir as pernas moderadamente, uma excelente opção é a calça de alfaiataria que, apesar de leve, é social e transmite uma impressão corporativa respeitável.

  1. Na dúvida, siga o básico

Independente do código de vestimenta da empresa, algumas dicas genéricas e padrões podem ser aplicados e agregam muito na valorização do visual.

Evite cores fortes. Ao invés disso, prefira tons suaves, como branco, preto, bege, cinza ou azul marinho. Em vídeo, no seu canal do YouTube, a jornalista e especialista em imagem Dani Almeida cita que: “Essa não é a hora de ousar, por isso prefira cores neutras”.

Se possível, não use estampas exageradas nem roupas vulgares. Os homens devem optar por sapatos de cores escuras, enquanto as mulheres focam na altura correta do salto, a mediana.

A maquiagem deve ser leve, além de maneirar nos acessórios nesse primeiro momento. Optar por menos itens que possam chamar atenção, nesse caso, pode significar mais chances de acerto.

  1. Mantenha uma aparência agradável

Nossa aparência é nosso cartão de visitas. É por meio dela que costumamos chamar atenção e nos vendermos como profissionais em uma entrevista. Algumas dicas para manter a boa aparência e fazer um check list antes de sair de casa são:

  • cabelos bem penteados,
  • unhas limpas,
  • barba aparada,
  • banho tomado,
  • roupas limpas sem manchas ou furos e bem passadas.

Essas práticas podem ajudar a passar uma imagem positiva, como de um profissional limpo, arrumado e cheio de potencial, o restante é com você.

Além disso, avalie seu visual no espelho antes de sair de casa. Coloque um belo sorriso no rosto e vá confiante encontrar o recrutador! Seja simpático, atente-se aos questionamentos e se empodere.

Gostou dessas dicas? Então, salve o conteúdo para consultar antes da sua próxima entrevista.

 

fonte: https://empregosconcursos.com/dicas-ouro-como-vestir-entrevista/

Não encontrou a sua vaga de emprego? Tente pesquisar aqui

Pesquisar vaga...
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

About admin_liderdoaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *